Ser uma miss é muito mais do que ser bela e elegante e, ontem, o júri do concurso Miss Teenager Universo Portugal 2012 teve a árdua tarefa de escolher uma concorrente, entre 15 finalistas, para representar o nosso país na grande final.
Fatores como o conhecimento da cultura portuguesa e a fluência em línguas estrangeiras foram determinantes na escolha que recaiu sobre Joana Martins, candidata do Montijo. A GO Models Lisboa esteve representada nesta final por quatro concorrentes, Joana Cruz, Marcela Prodan, Victória Malai e Rita Monteiro, duas delas (Marcela Prodan e Victória Malai) entre as cinco finalistas, acompanhadas pela booker Mónica Costa.
As concorrentes tiveram uma formação intensiva durante três dias, no Hotel Quinta das Pratas, que culminou com a distinção de Joana Martins, Miss Teenager Universo Portugal 2012 e Miss Top Model, Bárbara Fernandes, 1ª Dama de Honor e Miss Simpatia, e Sandra Pereira, 2ª Dama da Honor e Miss Fotogenia.
A final, que se realizou no Centro Cultural do Cartaxo, contou com vários momentos musicais e foi apresentada pela modelo Joana Caçador e pelo músico Filipe Gonçalves.
João Vale, representante do Miss Teenager Universo 2012 em Portugal e responsável pela organização do espetáculo, garantiu que esta foi uma escolha difícil. “Houve uma luta renhida entre estas três candidatas. Eram muito fortes e estiveram efetivamente muito bem, aliás, estiveram todas lindamente.”
Agora, as expectativas voltam-se para Joana Martins, que irá representar Portugal na grande final, a realizar-se na Guatemala. “Procurámos a Miss Teenager Portugal 2012 com uma responsabilidade acrescida, pois a Miss Teenager Universo 2011 é exatamente portuguesa, a Isabella Torres. Acredito que a Joana vai conseguir trazer novamente o título para Portugal. Tem todas as condições para isso“, afirma João Vale.